Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44889
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLanz, Helza Ricarte-
dc.contributor.authorNapoles, Juliane Noack-
dc.date.accessioned2018-12-28T14:32:11Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:55Z-
dc.date.available2018-12-28T14:32:11Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44889-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir as questões de identidade e papéis de gênero observadas no filme A Bela do Palco (Stage Beauty, 2004) a partir da perspectiva teórica queer. Propomos essa discussão focalizando nas experiências dos personagens principais do filme, Ned Kynaston, ator especializado em interpretar papéis femininos, e Maria, sua camareira e aspirante à atriz, considerando a relação desses dois personagens com a alteração na lei relativa à interpretação de papéis femininos no teatro inglês do século xvii. Para tanto, na primeira parte do artigo, apresentamos conceitos básicos de uma perspectiva teórica queer, para então aplicá­‑los a algumas cenas do filme e a uma discussão mais ampla da problemática presente em A Bela do Palco.por
dc.description.abstractThis paper aims to discuss gender identity and gender roles issues encountered in the movie Stage Beauty (2004) from a queer theoretical framework. This discussion is carried out by focusing on the experiences of the two main characters in the movie: Ned Kynaston, an actor who is specialized in playing women parts, and Maria, his dresser, who intends to become an actress. We consider the relationship between these two characters with the changes in the law related to women roles in the British theater in the xvii century to discuss gender identity and gender roles issues. In order to do that, we present some concepts based on a queer perspective in the first part of the article and then use them to analyze some specific scenes taken from the movie and to present a wider problematic found in Stage Beauty.eng
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectgender identityeng
dc.subjectgender roleseng
dc.subjectheteronormativityeng
dc.subjectbinary genderseng
dc.subjectqueer theoretical perspectiveeng
dc.subjectidentidade de gêneropor
dc.subjectpapéis de gêneropor
dc.subjectheteronormatividadepor
dc.subjectbinaridade dos gênerospor
dc.subjectteoria queerpor
dc.titleO filme ‘A bela do palco’ (Stage Beauty) – uma abordagem revisionistapor
dc.title.alternativeThe film ‘Stage Beauty’ – a revisionist approachpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 7-
uc.publication.firstPage79-
uc.publication.issue7-
uc.publication.lastPage91-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_7_5-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44889/265343/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44889/265343/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12101053-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Mediapolis
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_filme_a_bela_do_palco.pdf4.31 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.