Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4552
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorC., Elsa M. Miranda de-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:24:10Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:35Z-
dc.date.available2012-06-14T14:24:10Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:35Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4552-
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se uma realidade escolar de grande actualidade: a publicação anual dos ‘rankings’ de escolas. No âmbito desta análise, procedemos ao estudo de certos factores que podem determinar o lugar ocupado por uma escola e algumas das consequências associadas a este processo de avaliação, que se repercutem intensamente em toda a dinâmica escolar. Pretendemos, assim, conhecer a realidade de duas escolas do ensino público secundário do meio urbano conimbricense, por nós escolhidas em virtude da sua colocação hierárquica díspar quanto ao rendimento escolar da sua população estudantil. Para levar a cabo esta tarefa, procedemos a um estudo quantitativo, não-experimental e descritivo, envolvendo dez turmas escolhidas de entre todas as que, no ano lectivo de 2004/2005, frequentavam o 11º ano de escolaridade nas duas instituições. Terminado o estudo, concluímos que as duas escolas não se distinguiam quanto às características demográficas do agregado familiar dos alunos, no que respeita à sua composição, nem quanto às idades dos seus elementos. Também não se diferenciavam quanto ao valor instrumental atribuído pelos alunos às percepções do apoio familiar (afectivo e material), às percepções dos seus hábitos e métodos de estudo e do seu desempenho na aula. Foram, no entanto, assinaladas diferenças entre as duas escolas, quanto ao nível da escolaridade e do estatuto profissional das famílias, quanto às percepções que os alunos tinham das atitudes pedagógico- didácticas da maioria dos seus professores e quanto às percepções que os alunos tinham de alguns dos recursos pedagógicos e materiais existentes nas duas instituições.por
dc.description.abstractDans cet article, on analyse une réalité très actuelle: la publication annuelle des ‘rankings’ d’écoles. A ce propos, on a étudié quelques facteurs qui peuvent déterminer le positionnement d’une école et quelques effets associés à l’évaluation qui ont des conséquences énormes dans la dynamique scolaire. On a voulu connaître la réalité de deux établissements de l’enseignement publique secondaire du milieu urbain de Coimbra, qu’on a choisis en vertu de l’occupation hiérarchique distincte en ce qui concerne le rendement scolaire de ses élèves. On a fait une étude quantitative, non-expérimentale et descriptive avec dix classes sélectionnées parmi toutes les classes qui, pendant l’année scolaire 2004/2005, fréquentaient la 11ème année de scolarité dans les deux écoles. Fini l’étude, on a pu conclure que les deux écoles ne présentaient pas de différences quant aux caractéristiques de la famille des élèves relatives à sa composition ni quant aux âges de ses éléments. Elles n’étaient pas différentes non plus en ce qui concerne la valeur instrumentale donnée par les élèves aux perceptions de l’appui familier (affectif et matériel), de leurs habitudes et méthodes d’étude ni de leur prestation dans la classe. Cependant, on a enregistré de différences entre les deux écoles au niveau de la scolarité et de l’occupation professionnelle des familles et au niveau des perceptions que les élèves avaient de quelques attitudes pédagogiques et didactiques de la plupart de leurs professeurs et de quelques ressources pédagogiques et matérielles qui existaient dans les deux institutions.fra
dc.description.abstractThe aim of the present study reflects a current school reality of sprouting actuality: the annual publication of schools ranking. Some of the factors that can determine the rank for a school are analysed being our goal also to reflect about the related consequences of this evaluation process in the school dynamics and public opinion. We seek to know the reality of two urban public schools from city of Coimbra that were chosen because of their distinct ranking position related to the academic achievement of pupils. In line whit that, we develop a non-experimental quantitative and descriptive study during 2004/5 school year, with ten classrooms that were selected from all of high school eleven year pupils on both schools. Among the main conclusions, we found that, comparing the schools, students do not evidence differences in relation to family variables and instrumental value attributed to family support (affective and material). Beyond that, there were no significant differences in what concerns studying habits and methods and the perceptions of their school performance. However, we found differences between the two schools about educational and professional status families. The results also show differences between the schools in relation to the student’s perceptions about their teacher’s pedagogical attitudes and in what concerns some of the pedagogical and material school’s resources available.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleA problemática da hierarquização das escolas: análise de variáveis condicionantes da classificaçãopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 41-2-
uc.publication.firstPage145-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage179-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume41por
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4552/274723/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4552/274723/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12317145-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9_-_a_problematica_da_hierarquizacao_das_escolas-_analise_de_variaveis_condicionantes_da_classificacao.pdf993.07 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.