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https://hdl.handle.net/10316.2/4552
Title: | A problemática da hierarquização das escolas: análise de variáveis condicionantes da classificação | Authors: | C., Elsa M. Miranda de | Issue Date: | 2007 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Neste artigo analisa-se uma realidade escolar de grande actualidade: a
publicação anual dos ‘rankings’ de escolas. No âmbito desta análise, procedemos
ao estudo de certos factores que podem determinar o lugar ocupado
por uma escola e algumas das consequências associadas a este processo
de avaliação, que se repercutem intensamente em toda a dinâmica escolar.
Pretendemos, assim, conhecer a realidade de duas escolas do ensino público
secundário do meio urbano conimbricense, por nós escolhidas em virtude
da sua colocação hierárquica díspar quanto ao rendimento escolar da sua
população estudantil. Para levar a cabo esta tarefa, procedemos a um estudo
quantitativo, não-experimental e descritivo, envolvendo dez turmas escolhidas
de entre todas as que, no ano lectivo de 2004/2005, frequentavam o 11º
ano de escolaridade nas duas instituições. Terminado o estudo, concluímos
que as duas escolas não se distinguiam quanto às características demográficas
do agregado familiar dos alunos, no que respeita à sua composição, nem
quanto às idades dos seus elementos. Também não se diferenciavam quanto
ao valor instrumental atribuído pelos alunos às percepções do apoio familiar
(afectivo e material), às percepções dos seus hábitos e métodos de estudo e
do seu desempenho na aula. Foram, no entanto, assinaladas diferenças entre
as duas escolas, quanto ao nível da escolaridade e do estatuto profissional
das famílias, quanto às percepções que os alunos tinham das atitudes pedagógico-
didácticas da maioria dos seus professores e quanto às percepções
que os alunos tinham de alguns dos recursos pedagógicos e materiais existentes
nas duas instituições. Dans cet article, on analyse une réalité très actuelle: la publication annuelle des ‘rankings’ d’écoles. A ce propos, on a étudié quelques facteurs qui peuvent déterminer le positionnement d’une école et quelques effets associés à l’évaluation qui ont des conséquences énormes dans la dynamique scolaire. On a voulu connaître la réalité de deux établissements de l’enseignement publique secondaire du milieu urbain de Coimbra, qu’on a choisis en vertu de l’occupation hiérarchique distincte en ce qui concerne le rendement scolaire de ses élèves. On a fait une étude quantitative, non-expérimentale et descriptive avec dix classes sélectionnées parmi toutes les classes qui, pendant l’année scolaire 2004/2005, fréquentaient la 11ème année de scolarité dans les deux écoles. Fini l’étude, on a pu conclure que les deux écoles ne présentaient pas de différences quant aux caractéristiques de la famille des élèves relatives à sa composition ni quant aux âges de ses éléments. Elles n’étaient pas différentes non plus en ce qui concerne la valeur instrumentale donnée par les élèves aux perceptions de l’appui familier (affectif et matériel), de leurs habitudes et méthodes d’étude ni de leur prestation dans la classe. Cependant, on a enregistré de différences entre les deux écoles au niveau de la scolarité et de l’occupation professionnelle des familles et au niveau des perceptions que les élèves avaient de quelques attitudes pédagogiques et didactiques de la plupart de leurs professeurs et de quelques ressources pédagogiques et matérielles qui existaient dans les deux institutions. The aim of the present study reflects a current school reality of sprouting actuality: the annual publication of schools ranking. Some of the factors that can determine the rank for a school are analysed being our goal also to reflect about the related consequences of this evaluation process in the school dynamics and public opinion. We seek to know the reality of two urban public schools from city of Coimbra that were chosen because of their distinct ranking position related to the academic achievement of pupils. In line whit that, we develop a non-experimental quantitative and descriptive study during 2004/5 school year, with ten classrooms that were selected from all of high school eleven year pupils on both schools. Among the main conclusions, we found that, comparing the schools, students do not evidence differences in relation to family variables and instrumental value attributed to family support (affective and material). Beyond that, there were no significant differences in what concerns studying habits and methods and the perceptions of their school performance. However, we found differences between the two schools about educational and professional status families. The results also show differences between the schools in relation to the student’s perceptions about their teacher’s pedagogical attitudes and in what concerns some of the pedagogical and material school’s resources available. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4552 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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