Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47001
Title: A influência publicitária no consumo de marcas de vestuário e de calçado em contexto juvenil
Other Titles: The advertising influence on the consumption of clothing and footwear brands in a youth context
La influencia publicitaria en el consumo de marcas de vestuario y de calzado en contexto juvenil
Authors: Santos, Cristina
Keywords: publicidad;marcas;ropa;calzado;juventud;advertising;brands;clothing;footwear;youth;publicidade;marcas;vestuário;calçado;juventude
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: El objetivo del artículo es conocer cuál es la influencia que la publicidad podrá tener en el proceso de consumo juvenil de marcas de vestuario y de calzado. Se aplicó un cuestionario a estudiantes del 9º año de escolaridad de tres escuelas de Cascais. Se constató que la publicidad es reconocida como una fuente meramente informativa y no persuasiva. No obstante, la influencia publicitaria puede no haber sido reconocida. Hay una fuerte relación femenina establecida con la publicidad.
O objetivo do presente artigo é conhecer qual a influência que a publicidade poderá exercer no processo de consumo juvenil de marcas de vestuário e de calçado. Para o efeito, aplicou-se um inquérito por questionário a estudantes do 9º ano de escolaridade de três estabelecimentos de ensino de Cascais. Tendo em conta as perceções da população em estudo, constatou-se que a publicidade é reconhecida enquanto uma fonte meramente informativa e não persuasiva. Não obstante, poderá estar em causa o não reconhecimento da influência publicitária. Detetou-se ainda uma vincada relação feminina estabelecida com o discurso publicitário.
With this article we pretend to know the influence that advertising may have in the process of youth consumption of brands of clothing and footwear. For this purpose, a questionnaire survey was applied to students of the 9th year of three schools in Cascais. We found that advertising is recognized as a purely informative and not persuasive source. Nonetheless, the advertising influence may not been recognized. There was also a privileged relation established by girls with advertising.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/47001
ISSN: 1645‑5681
2183-5462 (digital)
DOI: 10.14195/2183-5462_34_16
Rights: open access
Appears in Collections:Media & Jornalismo

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