Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47411
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias-Trindade, Sara
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2019-10-02T15:20:48Z
dc.date.accessioned2020-08-28T16:13:27Z-
dc.date.available2019-10-02T15:20:48Z
dc.date.available2020-08-28T16:13:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-26-1772-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1771-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47411-
dc.description.abstractThere is an age where the real and the virtual are becoming more and more confused, but also where there is still a long way to go when it comes to integrating digital technologies into educational environments. In fact, it is not the fact that one is already born in the digital world that guarantees, a priori, a competence to use, in teaching or learning, digital tools. For students, it becomes necessary to understand how to transport the daily use that they make of the digital technologies for their learning, for teachers, it becomes fundamental to perceive how to use those same technologies to create sustainable learning scenarios where the teaching strategies make use of digital to create motivating and creative environments. In this context, the questionnaire prepared by the EU Science Hub, DigCompEduCheckIn, allows teachers to understand their competences in the educational use of digital technologies, but even more, it suggests new strategies to overcome the existing difficulties and achieve what in our understanding it can be a true digital fluency, that is, not only make use of digital technologies but understand when this use is effectively profitable to achieve the desired goals. In this text, we present a project that uses the same questionnaire to define strategies that can be applied in the continuous training of teachers and even in the initial formation.eng
dc.description.abstractVive-se hoje uma Era onde o real e o virtual se confundem cada vez mais, mas também onde ainda existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à integração das tecnologias digitais em ambientes educativos. Na verdade, não é o facto de que se nasce já em pleno mundo digital que garante, a priori, uma competência para usar, no ensino ou na aprendizagem, ferramentas digitais. Aos estudantes, torna-se necessário compreender como transportar o uso quotidiano que fazem das tecnologias digitais para as suas aprendizagens, aos docentes torna-se fundamental perceber como usar essas mesmas tecnologias para criar cenários sustentáveis de aprendizagem onde as estratégias de ensino fazem uso do digital para criar ambientes motivadores e criativos. Neste contexto, o questionário elaborado pelo EU Science Hub, DigCompEduCheckIn, vem permitir aos docentes perceber quais as suas competências ao nível do uso educativo das tecnologias digitais mas, mais ainda, sugere novas estratégias para ultrapassar as dificuldades existentes e alcançar aquilo que no nosso entendimento poderá ser uma verdadeira fluência digital, ou seja, não só fazer uso das tecnologias digitais mas compreender quando é que esse uso é efetivamente rentável para atingir os objetivos desejados. Neste texto apresentamos um projeto que faz uso desse mesmo questionário para, a partir dos resultados que vierem a ser obtidos em função das respostas dos professores, definir estratégias que possam ser aplicadas quer na formação contínua de professores quer mesmo na própria formação inicial.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopen access-
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.subjectDigital Fluencyeng
dc.subjectDigital Competencieseng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectFluência Digitalpor
dc.subjectCompetências Digitaispor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.titleDa literacia à fluência: como avaliar o nível de proficiência digital de professores?por
dc.title.alternativeFrom literacy to fluency: how to assess the level of digital proficiency of teachers?eng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage71-
uc.publication.lastPage85-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1772-5_3-
uc.publication.sectionParte 1 - Aprendizagem no contexto das humanidades digitais: reflexões, caminhos e desafios contemporâneospor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleEducação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47411/199102/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47411/199102/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/10982127-
uc.publication.parentItemId55445-
uc.itemId67814-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
da_literacia_a_fluencia.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.