Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47420
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLessa, Valéria Espíndola
dc.contributor.authorTeixeira, Adriano Canabarro
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré V.
dc.date.accessioned2019-10-02T15:49:37Z
dc.date.accessioned2020-08-28T16:13:25Z-
dc.date.available2019-10-02T15:49:37Z
dc.date.available2020-08-28T16:13:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-26-1772-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1771-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47420-
dc.description.abstractThis work relates to Mathematics Education mediated by digital technologies and is part of an on-going PhD project conducted by the Digital Culture Research Group of the University of Passo Fundo, Brazil. It aims to reflect on the use of computer programming in the teaching and learning of Mathematics. The theoretical frame of the investigation is in Gerard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields and in elements of the constructionist theory of Seymour Papert. The current research is qualitative with an empirical study. Based on the preliminary results, which point to the potential of the act of programming for the recognition of operative invariants, it is intended to broaden the theoretical reference and to replicate the empirical study based on the constitution of a pedagogical strategy based on the Theory of Learning Styles.eng
dc.description.abstractEste trabalho insere-se na temática sobre a Educação Matemática mediada pelas tecnologias digitais e constitui parte de uma investigação de doutorado realizada junto ao Grupo de Pesquisa em Cultura Digital da Universidade de Passo Fundo, Brasil. Tem como objetivo refletir sobre o uso da programação de computadores no ensino e na aprendizagem da Matemática. O referencial teórico da investigação está na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud e em elementos da teoria construcionista de Seymour Papert. A investigação em curso é de cunho qualitativo com estudo empírico. Com base nos resultados preliminares, que apontam para o potencial do ato de programar para o reconhecimento de invariantes operatórios, pretende-se ampliar o referencial teórico e replicar o estudo empírico a partir da constituição de uma estratégia didática baseada na Teoria dos Estilos de Aprendizagem.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopen access-
dc.subjectComputer Programmingeng
dc.subjectTheory of Conceptual Fieldseng
dc.subjectFunctions Afimeng
dc.subjectTheory of Learning Styleseng
dc.subjectProgramação de Computadorespor
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispor
dc.subjectFunções Afimpor
dc.subjectTeoria dos Estilos de Aprendizagempor
dc.titleA educação matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores como estratégia didáticapor
dc.title.alternativeMathematical education mediated by digital technologies: the use of computer programming as a pedagogical strategyeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage257-
uc.publication.lastPage283-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1772-5_12-
uc.publication.sectionParte 2 - Tecnologias digitais em contextos educacionais: experiências, propostas e possibilidadespor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleEducação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47420/199078/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47420/199078/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/10981603-
uc.publication.parentItemId55445-
uc.itemId67808-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_educacao_matematica_medida_pelas_tecnologias_digitais.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.