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Title: Função de acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: percepções de educadores de infância
Authors: Fonseca, Ana Rita
Damião, Maria Helena
Nascimento, Maria Augusta
Keywords: nursery education;supervision;education inspection;perceptions;education maternelle;supervision;inspection scolaire;perceptions;educação de infância;supervisão;inspecção escolar;percepções
Issue Date: 2010
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Apresenta-se um estudo que incide na Inspecção no âmbito da Educação Pré- ‑Escolar, e como qual se procurou conhecer as percepções que os educadores de infância têm da função e da actuação desta entidade, mais concretamente ao nível da actividade Gestão Curricular e Integração de Alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo. Tal estudo, que recorreu predominantemente a uma abordagem quantitativa, apoiou-se num questionário construído para o efeito e envolveu 105 educadores de infância, de 15 Agrupamentos de Escolas intervencionados pela Inspecção. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, estes docentes caracterizam a actuação da Inspecção como sendo predominantemente de Acompanhamento, valorizando, na actuação desta entidade, a atenção prestada aos documentos de Planificação da Acção Educativa e aos aspectos relativos à Gestão do Currículo. Contudo, denotam reservas relativamente à utilidade da informação disponibilizada no Relatório Síntese da Inspecção, no sentido da melhoria dos aspectos referidos.
On présente une étude sur l’Inspection dans l’Education Maternelle, en particulier, sur les perceptions que les enseignants de la Maternelle ont sur sa fonction et son activité, au niveau de la Gestion du Curriculum et de l’Intégration des Elèves de l’Education Maternelle et du Premier Cycle. L’étude suit une approche surtout quantitative, partant d’un questionnaire qui a été construit exprès et appliqué à 105 enseignants de 15 assemblages d’écoles des 5 niveaux d’enseignement, y compris la Maternelle, où l’Inspection a eu une intervention. Les résultats montrent que, globalement, ces enseignants caractérisent davantage l’actuation de l’Inspection comme d’Accompagnement, portant une valeur majeure à l'attention dédiée aux documents de Planification de l’Action Educative et concernant la Gestion du Curriculum. Il y a quand-même des doutes sur l’utilité de l’information rendue disponible, dans le Rapport synthèse de l’Inspection, pour l’amélioration de ces aspects.
This study focuses on the performance of the Education Inspectors in nursery education, in particular on the nursery teachers perceptions of the role and activity of those Inspectors, specifically at the Management Development and Integration of Students for Nursery Education and Elementary School. Mainly in a quantitative approach, the study was based on a questionnaire that was built for this purpose and involved 105 nursery teachers from 15 schools groups with the intervention of the Education Inspectors.The results show that these teachers characterize the performance of the Education Inspectors predominantly as Monitoring, enhancing the attention given to planning documents and curriculum management. However, they question the usefulness of the information provided in the Summary Report of the Inspection for the improvement of the mentioned issues.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4826
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_44-2_6
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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