Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4828
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Andreia Martins-
dc.contributor.authorPereira, Marco Daniel de Almeida-
dc.contributor.authorCanavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:33:18Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:22Z-
dc.date.available2012-06-14T15:33:18Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4828-
dc.description.abstractEntre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos.por
dc.description.abstractParmi les “compétences du 21 e siècle", un des termes les plus répandus dans les débats internationales sur l'éducation, le domaine des langues maternelle et étrangères, notamment l'anglais, est reconnu comme étant essentiels à la communication claire dans une village globale (une société sans frontières et interdépendant de ce siècle). Les études avec les élèves dans l'enseignement supérieur portugais ont montré des lacunes dans les compétences linguistiques et de communication, dans leur langue maternelle ainsi qu'en anglais, une situation qui limite l'accès et la production des connaissances, la mobilité et la réussite scolaire et professionnelle. Cet article vise à la divulgation et la discussion de les niveaux de compétence linguistique en anglais et en portugais des étudiants de première année de l'Université de Coimbra de l'année académique 2007/2008, afin d’évaluer la variabilité de cette variable en fonction de certains caractéristiques sociodémographiques et du profil des étudiants, ainsi que la relation entre les deux niveaux de compétence linguistiques mesurée.fra
dc.description.abstractAmong "21st-century skills", one of the most ubiquitous terms in the international education debates, the ability to use mother tongue and foreign languages, specifically English, is pointed out as vital to communicate with clearness in a global-village (the borderless and interdependent society of this century). Studies with Portuguese students in higher education have shown shortcomings in linguistic-communicative skills, in their mother tongue and in English, which compromises knowledge access and production, mobility, and academic and professional success. This paper aims to disclose and discuss the data collected with English and Portuguese proficiency tests in a University of Coimbra first-year-student sample, from the academic year 2008/2009, in order to evaluate linguistic proficiency level, the variability of it in relation to some sociodemographic or student profile variables, as well as the relationship between the two levels of language proficiency.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subject"21st-century skills"eng
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjectlinguistic proficiencyeng
dc.subjectacademic successeng
dc.subjecttransitioneng
dc.subject"compétence du 21e siècle"fra
dc.subjectenseignement supérieurfra
dc.subjectmaîtrise linguistiquefra
dc.subjectréussite scolairefra
dc.subjecttransitionfra
dc.subject"competências do século XXI"por
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectproficiência linguísticapor
dc.subjectsucesso académicopor
dc.subjecttransiçãopor
dc.titleCompetências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbrapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-2-
uc.publication.firstPage107-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage130-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-2_7-
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4828/275900/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4828/275900/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12337724-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10_-_competencias_do_seculo_xxi__transicao_para_o_ensino_superior_e_sucesso_academico.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.