Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4828
Title: | Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra | Authors: | Soares, Andreia Martins Pereira, Marco Daniel de Almeida Canavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero |
Keywords: | "21st-century skills";higher education;linguistic proficiency;academic success;transition;"compétence du 21e siècle";enseignement supérieur;maîtrise linguistique;réussite scolaire;transition;"competências do século XXI";ensino superior;proficiência linguística;sucesso académico;transição | Issue Date: | 2010 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Entre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos
debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e
estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável
para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem
fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos
do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências
linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que
limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete
o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a
reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em
Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano
lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra,
a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas
e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre
os dois níveis de proficiência linguística medidos. Parmi les “compétences du 21 e siècle", un des termes les plus répandus dans les débats internationales sur l'éducation, le domaine des langues maternelle et étrangères, notamment l'anglais, est reconnu comme étant essentiels à la communication claire dans une village globale (une société sans frontières et interdépendant de ce siècle). Les études avec les élèves dans l'enseignement supérieur portugais ont montré des lacunes dans les compétences linguistiques et de communication, dans leur langue maternelle ainsi qu'en anglais, une situation qui limite l'accès et la production des connaissances, la mobilité et la réussite scolaire et professionnelle. Cet article vise à la divulgation et la discussion de les niveaux de compétence linguistique en anglais et en portugais des étudiants de première année de l'Université de Coimbra de l'année académique 2007/2008, afin d’évaluer la variabilité de cette variable en fonction de certains caractéristiques sociodémographiques et du profil des étudiants, ainsi que la relation entre les deux niveaux de compétence linguistiques mesurée. Among "21st-century skills", one of the most ubiquitous terms in the international education debates, the ability to use mother tongue and foreign languages, specifically English, is pointed out as vital to communicate with clearness in a global-village (the borderless and interdependent society of this century). Studies with Portuguese students in higher education have shown shortcomings in linguistic-communicative skills, in their mother tongue and in English, which compromises knowledge access and production, mobility, and academic and professional success. This paper aims to disclose and discuss the data collected with English and Portuguese proficiency tests in a University of Coimbra first-year-student sample, from the academic year 2008/2009, in order to evaluate linguistic proficiency level, the variability of it in relation to some sociodemographic or student profile variables, as well as the relationship between the two levels of language proficiency. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4828 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_44-2_7 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
10_-_competencias_do_seculo_xxi__transicao_para_o_ensino_superior_e_sucesso_academico.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.