Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5304
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:18:38Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:28Z-
dc.date.available2012-06-14T16:18:38Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5304-
dc.description.abstractNeste artigo abordamos a relação entre processos de compreensão e aprendizagem activa. Entendemos por aprendizagem activa aquela em que o aluno se envolve cognitivamente, prestando atenção, organizando o conhecimento numa representação coerente e integrando essa representação naquilo que já sabe. A compreensão de textos é um dos principais aspectos desta aprendizagem. Envolvendo a compreensão diferentes níveis de processamento, é analisada a forma como a aprendizagem exige um entendimento profundo dos textos. Tendo como objectivo uma aprendizagem activa, a instrução deve ajudar os alunos a desenvolver estratégias de compreensão que lhes permitam não apenas recordar a informação textual, mas igualmente usar essa informação em situações novas.por
dc.description.abstractCet article analyse la relation entre les processus de compréhension et l’apprentissage actif. Par apprentissage actif on entend une situation dans laquelle les élèves s’engagent cognitivement, regardent l’information, organisent des connaissances dans une représentation cohérente et intègrent cette représentation dans ce qu’ils savent déjà. La compréhension des textes c’est un aspect clé de l’apprentissage. Impliquant la compréhension différents niveaux de traitement, nous étudions comment l'apprentissage exige une profonde compréhension de textes. Dans cette perspective, l'enseignement doit aider les élèves à développer des stratégies de compréhension qui leur permettent non seulement de rappeler la information, mais aussi de la utiliser dans nouvelles situations.fra
dc.description.abstractIn this study we analyze the relationship between comprehension processes and active learning. For active learning we meant a situation where the learners engage in cognitive processing during learning, such as attending to information, organizing knowledge into a coherent representation, and integrating representations with prior knowledge and with each other. The comprehension of texts is one of the most important aspects of an effective learning. Since text comprehension involves different levels of processing, we analyze how crucial a deep understanding is to learning from text. In order to promote an active learning, instruction must help students to develop comprehension strategies that will allow them not only to remember the text information, but also to use this information in new situations.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectactive methodseng
dc.subjectcomprehensioneng
dc.subjectmemory of texteng
dc.subjectlearning from texteng
dc.subjectapprentissage actiffra
dc.subjectcompréhensionfra
dc.subjectmémoire de textesfra
dc.subjectapprentissage de textesfra
dc.subjectmétodos activospor
dc.subjectcompreensãopor
dc.subjectmemória de textospor
dc.subjectaprendizagem de textospor
dc.titleCompreensão de textos e métodos activospor
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011-
uc.publication.firstPage225-
uc.publication.lastPage233-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeExtra-sériepor
uc.publication.orderno19-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5304/275988/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5304/275988/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12339384-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24_-_compreensao_de_textos_e_metodos_activos.pdf211.52 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.