Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5549
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dc.contributor.authorFerreira, Marco Maia-
dc.contributor.authorBidarra, Maria da Graça Amaro-
dc.contributor.authorRaposo, Nicolau Vasconcelos-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-09-11T17:35:18Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:43Z-
dc.date.available2012-09-11T17:35:18Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:43Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5549-
dc.description.abstractO presente estudo procura testar a existência de um padrão egodefensivo nos processos de atribuição de estudantes e professores relativamente ao sucesso e ao insucesso académico no ensino superior. Os dados foram recolhidos junto de 558 estudantes e 202 professores portugueses, pertencentes a seis instituições de ensino superior, que responderam a um questionário elaborado para o efeito: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). Os resultados obtidos apontam para a existência de padrões diferenciais de professores e estudantes, permitindo concluir que o padrão egodefensivo está apenas presente nas respostas dos primeiros, dados que podemos ainda interpretar à luz das representações sociais e da identidade profissional dos professores.por
dc.description.abstractDans le présent article nous prétendons tester l’existence d’un effet egodefensif dans les processus de l’attribution du rendement académique des étudiants de l’enseignement supérieur. 558 étudiants et 202 professeurs de différentes institutions ont répondu au Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). Les résultats montrent qu’il y a de différents modes d’ attribution et que l’effet egodefensif est seulement présent dans les réponses des professeurs, ce que nous interprétons en fonction des représentations sociales et de l’ identité professionnelle des professeurs.fra
dc.description.abstractIn the present paper we try to test the existence of an egodefensive pattern in students and teachers attributional processes about the academic achievement on higher education. 558 students and 202 Portuguese teachers of different institutions responded to a questionnaire prepared for this purpose: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). The results show that there are different patterns of attributions although the egodefensive effect is only present in the answers of teachers, which may be interpreted in the light of teachers’ social representations and professional identity.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectCausal attributionseng
dc.subjectAcademic achievementeng
dc.subjectEnseignement supérieurfra
dc.subjectRendement académiquefra
dc.subjectAttributions causalesfra
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRendimento académicopor
dc.subjectAtribuições causaispor
dc.titleAtribuições causais do (in)sucesso académico no ensino superior: padrões diferenciais de professores e estudantespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 45-2-
uc.publication.firstPage149-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage158-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume45por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-2_7-
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5549/275532/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5549/275532/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12330137-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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