Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5549
Title: Atribuições causais do (in)sucesso académico no ensino superior: padrões diferenciais de professores e estudantes
Authors: Ferreira, Marco Maia
Bidarra, Maria da Graça Amaro
Raposo, Nicolau Vasconcelos
Keywords: Higher education;Causal attributions;Academic achievement;Enseignement supérieur;Rendement académique;Attributions causales;Ensino superior;Rendimento académico;Atribuições causais
Issue Date: 2011
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo procura testar a existência de um padrão egodefensivo nos processos de atribuição de estudantes e professores relativamente ao sucesso e ao insucesso académico no ensino superior. Os dados foram recolhidos junto de 558 estudantes e 202 professores portugueses, pertencentes a seis instituições de ensino superior, que responderam a um questionário elaborado para o efeito: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). Os resultados obtidos apontam para a existência de padrões diferenciais de professores e estudantes, permitindo concluir que o padrão egodefensivo está apenas presente nas respostas dos primeiros, dados que podemos ainda interpretar à luz das representações sociais e da identidade profissional dos professores.
Dans le présent article nous prétendons tester l’existence d’un effet egodefensif dans les processus de l’attribution du rendement académique des étudiants de l’enseignement supérieur. 558 étudiants et 202 professeurs de différentes institutions ont répondu au Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). Les résultats montrent qu’il y a de différents modes d’ attribution et que l’effet egodefensif est seulement présent dans les réponses des professeurs, ce que nous interprétons en fonction des représentations sociales et de l’ identité professionnelle des professeurs.
In the present paper we try to test the existence of an egodefensive pattern in students and teachers attributional processes about the academic achievement on higher education. 558 students and 202 Portuguese teachers of different institutions responded to a questionnaire prepared for this purpose: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). The results show that there are different patterns of attributions although the egodefensive effect is only present in the answers of teachers, which may be interpreted in the light of teachers’ social representations and professional identity.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/5549
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_45-2_7
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
07_atribui__es_causais_do_in-sucesso_acad_mico.pdf222.37 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.