Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/89453
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mello, Cristina | |
dc.contributor.author | Loureiro, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Arminda Duarte | |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T12:09:26Z | |
dc.date.accessioned | 2020-08-27T18:27:16Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T12:09:26Z | |
dc.date.available | 2020-08-27T18:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1701-5 (PDF) | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1700-8 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/89453 | - |
dc.description.abstract | The central focus of this paper is how writing (and the didactics of writing), within then context of didactic practices, can contribute to the reading and comprehension of literary texts. First, based on the Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, we discuss theoretical issues and their relation to the didatic practice. Secondly, we discuss data from an empirical study about the written production of small autobiographical narratives by 7th-grade students, within in the context of the short story “Avó e neto contra vento e areia“ By Teolinda Gersão. | eng |
dc.description.abstract | Este trabalho situa-se no âmbito das práticas de escrita enquanto componente integrante da exploração do texto literário, em sala de aula. Na primeira parte, tendo como referência o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, apresenta- -se uma reflexão de cariz teórico, em articulação com dimensões da prática didática. Na segunda parte, são apresentados dados de um estudo empírico, incidindo na análise de um conjunto de textos (narrativas de cunho autobiográfico) produzidos por alunos de duas turmas da disciplina de Português do 7.º ano de escolaridade, no contexto de uma abordagem do conto “Avó e neto contra vento e areia“ de Teolinda Gersão. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | school practices | eng |
dc.subject | literary text | eng |
dc.subject | short stories | eng |
dc.subject | writing | eng |
dc.subject | portuguese literature | eng |
dc.subject | Teolinda Gersão | eng |
dc.subject | ensino | por |
dc.subject | conto | por |
dc.subject | escrita | por |
dc.subject | literatura portuguesa | por |
dc.subject | Teolinda Gersão | por |
dc.title | Práticas de escrita a partir da leitura de texto literário: um estudo de caso no 7.º Ano de escolaridade | por |
dc.title.alternative | Writing activities based on the literary text: a case study with 7th-grade students | eng |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 351 | - |
uc.publication.lastPage | 377 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1701-5_15 | - |
uc.publication.section | Parte 4 - Ensino de Português | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 17 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/89453/198539/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/89453/198539/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/10971749 | - |
uc.publication.parentItemId | 56736 | - |
uc.itemId | 67701 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
praticas_de_escrita_a_partir_da_leitura.pdf | 665.33 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.