Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/89453
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMello, Cristina
dc.contributor.authorLoureiro, Ana Paula
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Arminda Duarte
dc.date.accessioned2019-11-26T12:09:26Z
dc.date.accessioned2020-08-27T18:27:16Z-
dc.date.available2019-11-26T12:09:26Z
dc.date.available2020-08-27T18:27:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/89453-
dc.description.abstractThe central focus of this paper is how writing (and the didactics of writing), within then context of didactic practices, can contribute to the reading and comprehension of literary texts. First, based on the Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, we discuss theoretical issues and their relation to the didatic practice. Secondly, we discuss data from an empirical study about the written production of small autobiographical narratives by 7th-grade students, within in the context of the short story “Avó e neto contra vento e areia“ By Teolinda Gersão.eng
dc.description.abstractEste trabalho situa-se no âmbito das práticas de escrita enquanto componente integrante da exploração do texto literário, em sala de aula. Na primeira parte, tendo como referência o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, apresenta- -se uma reflexão de cariz teórico, em articulação com dimensões da prática didática. Na segunda parte, são apresentados dados de um estudo empírico, incidindo na análise de um conjunto de textos (narrativas de cunho autobiográfico) produzidos por alunos de duas turmas da disciplina de Português do 7.º ano de escolaridade, no contexto de uma abordagem do conto “Avó e neto contra vento e areia“ de Teolinda Gersão.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopen access-
dc.subjectschool practiceseng
dc.subjectliterary texteng
dc.subjectshort storieseng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectportuguese literatureeng
dc.subjectTeolinda Gersãoeng
dc.subjectensinopor
dc.subjectcontopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectliteratura portuguesapor
dc.subjectTeolinda Gersãopor
dc.titlePráticas de escrita a partir da leitura de texto literário: um estudo de caso no 7.º Ano de escolaridadepor
dc.title.alternativeWriting activities based on the literary text: a case study with 7th-grade studentseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage351-
uc.publication.lastPage377-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1701-5_15-
uc.publication.sectionParte 4 - Ensino de Portuguêspor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno17-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/89453/198539/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/89453/198539/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/10971749-
uc.publication.parentItemId56736-
uc.itemId67701-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
praticas_de_escrita_a_partir_da_leitura.pdf665.33 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.