Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/91892
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Edmundo Balsemão-
dc.date.accessioned2017-09-18T10:06:44Z
dc.date.accessioned2020-09-24T17:44:50Z-
dc.date.available2017-09-18T10:06:44Z
dc.date.available2020-09-24T17:44:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0872-0851-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/42825-
dc.description.abstractA Aprendizagem é um conceito com uma larga aplicação em Psicologia, Ciências da Educação e nas explicações sociológicas sobre o comportamento, os valores e a personalidade. Como conceito foi usado nas teorias do século XX sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil e no contexto das teorias da Personalidade e do Desenvolvimento Moral. Os conceitos de aprendizagem de J. Piaget e de T. Parsons são exemplos bem conhecidos de esforços teóricos no sentido de descrever Processos de Aprendizagem em Psicologia e Sociologia. Uma significativa dificuldade nas teorias destes autores e de outros que aplicaram o seu entendimento da Aprendizagem à exposição da trasladação das aquisições psíquicas da aprendizagem ao contexto social reside na crença em uma passagem contínua dos mecanismos da aprendizagem psíquica nos mecanismos sociais de aprendizagem. A concepção de N. Luhmann de uma clausura operativa dos sistemas pode ajudar na identificação dos impasses a que conduz esta crença e no desenho de uma orientação analítica diferente. Na minha exposição, vou prosseguir no caminho aberto por N. Luhmann com vista a redefinir as noções de tempo sistémico, memória e aprendizagem trans‑sistémica. Estes utensílios conceptuais deverão tornar possível o posicionamento do conceito de aprendizagem na mesma linha conceptual das noções de complexidade, ressonância sistémica e emergência e permitirão explicar o motivo de a aprendizagem ser essencialmente um resultado do espaço descontínuo do processamento psíquico e comunicativo do sentido que tem de ser lido diferentemente no lado psíquico e no social, como duas faces de uma dinâmica assíncrona. Sublinharei, também, algumas consequências da minha proposta na explicação da configuração das competências cognitivas e morais.por
dc.description.abstractLearning is a concept with a wide application in Psychology, Education and in sociological explanations of behaviour, values and personality. As a concept it was used in 20th‑‑Century theories on Child Learning and Development and in the context of some Personality theories and Moral Development. J. Piaget’s and T. Parsons’s concepts of Learning are well‑‑known examples of theoretical efforts to depict Learning Processes in Psychology and Sociology. A major difficulty of the theorizing of these authors and others that applied their understanding of Learning to the description of the transcription of learning psychic acquisitions to the social context lies on the belief of a continuous path from psychic learning mechanisms to social learning mechanisms. N. Luhmann’s concept of the operative closure of systems can help in the identification of the deadlocks of this belief and in the outline of a different view. In my paper, I’ll continue along the path N. Luhmann unlocked in order to redefine the concepts of systemic time, memory and trans‑‑ systemic learning. These conceptual tools will enable a notion of Learning positioned in the same conceptual line of the notions of complexity, systemic resonance and emergence and will explain why Learning is predominantly an outcome of the non‑‑continuous space of psychic and communicative processing of meaning, which must be read at the psychic side and at the social as two faces of a asynchronous dynamic. I’ll also emphasize the consequences of my proposal in the explanation of the configuration of the cognitive and moral competences.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectLearningeng
dc.subjectAsynchronous Systemic Dynamiceng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectTimeeng
dc.subjectValueseng
dc.subjectCognitive Adaptationeng
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDinâmica Sistémica Assíncronapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectTempopor
dc.subjectValorespor
dc.subjectAdaptação Cognitivapor
dc.titleAprender: hipóteses e demarcaçõespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Filosófica de Coimbra, vol. 24, nº 48-
uc.publication.firstPage279-
uc.publication.issue48-
uc.publication.lastPage312-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Filosófica de Coimbra-
uc.publication.volume24por
dc.identifier.doi10.14195/0872-0851_48_2-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/91892/242510/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/91892/242510/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11661901-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Filosófica de Coimbra
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aprender_hipoteses_e_demarcacoes.pdf509.22 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.