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https://hdl.handle.net/10316.2/93349
Title: | Mallarmé's self-replicating machine: a throw of the dice will never abolish chance | Authors: | Donnachie, Karen ann Simionato, Andy |
Keywords: | electronic literature;generative poetry;remediation;Google;literatura eletrónica;poesia gerativa;remediação;Google | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Centro de Literatura Portuguesa Imprensa da Universidade de Coimbra |
Abstract: | Este artigo explora o legado artístico do poema de Stéphane Mallarmé “Un Coup de Dés Jamais N’Abolirà le Hasard” de 1897, através de uma seleção de obras derivativas, a fim de demonstrar de que forma o poema pode ser interpretado em ambientes digitais como uma máquina auto-replicadora, que propicia programaticamente a produção contínua de obras posteriores, potencialmente incontáveis, incluindo a nossa própria reformulação para a Internet, chamada www.athrowofthedicewillneverabolishchance.com. Através de uma explicação detalhada desta obra, tentamos traçar uma linhagem entre o poema/livro original de Mallarmé de 1897 e a Google, empresa constituída um século depois, em 1997. Concluímos especulando sobre o potencial que nossa interpretação da obra de Mallarmé contém para uma forma de poesia dirigida a leitores não-humanos, que interpretamos como uma busca metafísica do sentido pelo tipo de programas de Inteligência Artificial atualmente em desenvolvimento por corporações como a Google. This paper explores the artistic legacy of Stéphane Mallarmé’s 1897 poem “Un Coup de Dés Jamais N’Abolirà le Hasard” through a selection of derivative works, in order to demonstrate how the poem can be interpreted in digital environments as a self-replicating machine, programmatically facilitating the ongoing production of potentially countless ulterior works, including our own internet recasting called www.athrowofthedicewillneverabolishchance.com. Through a detailed discussion of this work, we will attempt to draw a lineage between Mallarmé’s original poem/book of 1897 and Google, incorporated a century later, in 1997. In conclusion, we will speculate on the potential that our interpretation of Mallarmé’s work may provide a form of poetry for non-human readers, which we interpret as a metaphysical search for meaning by the kinds of Artificial Intelligence programs currently in development by corporations such as Google. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/44342 | ISSN: | 2182-8830 | DOI: | 10.14195/2182-8830_6-1_3 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Matlit |
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