The National Archives Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 117
Issue DateTitleAuthor(s)
17-Aug-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, informando ter ficado muito satisfeito por saber que a Grã-Bretanha estava agora a mobilizar as suas forças por terra e mar, uma vez que Portugal tinha todo o direito de contar com a sua ajuda militar e naval; e que Espanha e França estavam a ajudar ativamente os rebeldes ingleses, enquanto Portugal os tinha rejeitado; e sugerindo que a frota britânica bloqueasse Brest e Cádis.
3-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, dando permissão a Charles Campbell para deixar o Brasil, ainda que tal não fosse normalmente consentido.
3-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, afirmando não poder dar uma resposta categórica à sua carta, antes de receber de Pinto de Sousa os resultados das representações por este feitas ao visconde Weymouth.
17-Aug-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, afirmando a necessidade da Marinha Britânica bloquear Brest e Cádis, tendo em conta o apoio francês aos rebeldes na América do Norte e a expedição espanhola que se mobilizava em Cádis para a conquista do Brasil.
16-Aug-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, afirmando ser claro que a corte de Madrid estava decidida a atacar Portugal, pelo que a Grã-Bretanha deveria vir em socorro de Portugal, tanto porque estava obrigada pelo tratado, como por gratidão.
7-Aug-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, refutando as alegações presentes no despacho de Weymouth de 16 de julho e pondo um ponto final no caso português.
8-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, enviando extratos das últimas notícias do Rio de Janeiro sobre o início das hostilidades na América do Sul, e assegurando que o vice-rei, marquês do Lavradio, deu ordens para cessar os confrontos, tendo sido informadas as cortes francesa e britânica.
8-Jul-1776Carta do marquês de Pombal ao embaixador em Madrid, negando que os portugueses fossem os agressores na América do Sul, e afirmando que o marquês de Lavraio estava a implementar as ordens que recebera para restaurar a situação antes vigente.
8-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, informando que recebeu as últimas notícias do Rio de Janeiro sobre os confrontos na América do Sul, enviando junto um "Extract" do mesmo, e renovando as garantias de que o marquês de Lavradio deu e recebeu ordens para parar o combate e voltar à situação vigente antes, devendo os embaixadores britânico e francês em Madrid serem tranquilizados em conformidade.
4-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, informando que o rei D. José ficara muito surpreso e muito indignado com a insolente resolução do congresso de dia 15 de maio e ordenara a publicação do edito, cuja cópia enviava anexada.
6-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, responsabilizando o início dos combates no sul do Brasil à demora das ordens dadas para impedir que chegassem às linhas da frente, devido às grandes distâncias envolvidas; e afirmando que os embaixadores de França e da Grã-Bretanha em Madrid deveriam ser tranquilizados quanto às intenções pacíficas e justas da coroa de Portugal.
6-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, reiterando as suas garantias pacíficas e intenções sobre as hostilidades na América do Sul.
4-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, informando não poder dar-lhe uma resposta categórica sobre a unidade, até ter recebido toda a informação das ilhas de Cabo Verde.
12-Jun-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, uma vez que os despachos para Madrid ainda não estavam prontos, propunha adiar a partida dos correios até ao dia 14, se Walpole concordasse.
6-Jul-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, enviado de Portugal no Reino Unido, reagindo às primeiras e indiretas notícias recebidas sobre o início das hostilidades na América do Sul, e juntando dois anexos.
2-Jun-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, pedindo que a partida do paquete fosse adiada até os seus despachos estarem prontos.
7-May-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, responsabilizando os espanhóis pelo início das hostilidades.
1-Jun-1776Nota do marquês de Pombal pedindo a Walpole para atrasar a partida do paquete, devido à receção de despachos importantes de França.
7-Apr-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, afirmando que Grimaldi estava claramente determinado a uma guerra, pelo que Pinto deveria apressar o retorno do general Simon Fraser a Portugal e recrutar outros oficiais séniores britânicos com metade do salário para prestarem serviço no exército português, onde receberiam o dobro do salário dos oficiais portugueses com a mesma graduação, conforme fora feito na guerra de 1762.
7-May-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, justificando as ações portuguesas na América do Sul como puramente defensivas, em resposta à carta de Weymouth de 16 de abril; e afirmando que os portugueses não maltrataram os seus prisioneiros de guerra, mas, pelo contrário, trataram-nos muito bem.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 117