The National Archives Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 117
Issue DateTitleAuthor(s)
-Carta do conde de Oeiras a W. H. Lyttleton, informando que M. de Melo apenas tinha ido de licença durante dois meses, a seu próprio pedido, e que, no caso de lhe ser atribuído outro posto em Lisboa, Lyttleton seria imediatamente avisado.
1-Feb-1777Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, remetendo uma memória, em resposta às cartas de Walpole de 10.12.1776, de 07.01.1777 e de 29.01.1777.
11-Jan-1777Nota entregue pelo marquês de Pombal a Robert Walpole, em Belém, no dia 11 de janeiro, esclarecendo que a rainha regente, para sua melhor informação e orientação, ordenara que fosse feito um resumo cronológico de toda a correspondência oficial trocada entre as cortes de Lisboa e Londres desde 18.06.1774, e que o mesmo estava quase concluído, e uma cópia iria ser entregue a Walpole, mas que as respostas aos seus últimos despachos e aos de Pinto de Sousa teriam que aguardar até ao próximo paquete.
7-Jan-1777Carta do marquês de Pombal ao visconde Weymouth, informando que a doença do rei e a sua, e os feriados recentes o tinham impedido de responder aos despachos de Walpole, pelo que pedia que a partida do paquete fosse adiada até dia 12, até ao qual esperava conseguir responder às representações de Walpole e de Weymouth.
2-Dec-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, informando que, devido à doença do rei, assumira a responsabilidade de ordenar a libertação imediata do capitão Agnew, reservando a resolução do caso até que recebesse informação detalhada sobre o que acontecera em Bissau.
30-Dec-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, exigindo que Hey soltasse o navio americano George, que não tinha o direito de apreender em águas territoriais portuguesas, e afirmando que o destino do navio seria decidido nos tribunais portugueses.
16-Dec-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, indicando ter recebido informação do governador de Bissau de que este prendeu Agnew e apreendeu a sua chalupa por acreditar que este era um corsário americano disfarçado de oficial da Marinha britânica; e explicando que agora que a identidade de Agnew era conhecida, tinham sido enviadas ordens ao dito governador para libertar a referida embarcação com todo o seu armamento e para pedir desculpa pelo mal-entendido.
21-Oct-1776Carta do marquês de Pombal para o superintendente da Casa da Índia, proibindo a exportação de pólvora para a América britânica.
2-Dec-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, respondendo evasivamente a duas cartas suas que exigiam a libertação de Agnew.
2-Nov-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, reiterando a sua denúncia da política pérfida de Espanha, conforme alegou na sua carta de 21 de setembro, e afirmando ter ficado espantado de que os nossos grandes aliados e fiadores concordassem com os espanhóis para nos induzir a entregar-lhes o que nunca lhes pertenceu, mas sempre foi nosso, e que os espanhóis pretendiam conquistar todo o Brasil; e denunciando os jornais ingleses e holandeses por publicarem reportagens tendenciosas, alegando que Espanha tinha inclinações pacifistas mas que Portugal se preparava para a guerra; e afirmando ter preparada uma resposta para esta calúnia, mas que o seu estado de saúde não lhe permitia enviá-la no próprio dia.
18-Nov-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, informando não poder dar-lhe uma audiência até que a saúde do rei melhorasse.
4-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, expondo mais argumentos a indicar que os espanhóis estavam determinados a atacar o Brasil e provavelmente o próprio Portugal, enquanto negociavam ostensivamente com a Grã-Bretanha e a França como potências mediadoras; e afirmando a necessidade urgente de apoio naval e militar inglês a Portugal, para dissuadir Grimaldi, que se considerava excessivamente poderoso e que considerava Portugal abandonado.
21-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, afirmado que as últimas cartas de Walpole, de 11 e 17 de setembro, haviam causado grande alarme e espanto na corte portuguesa; que era inconcebível que os ministros britânicos fossem quem se encarregava de nos propor as pretensões violentas, iníquas e leoninas, feitas de sofismas e imputações claramente contraditórias com as ações conhecidas e públicas do ministro espanhol, usando para tal das palavras do leão ao cordeiro na fábula; e que era irracional supor que a professada amizade espanhola pela Grã-Bretanha pudesse ser sincera, tal como um cristão supor compatibilidade entre o Evangelho e o Alcorão; e que esperava que lord Weymouth se desse conta disto em breve.
20-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, respondendo com argumentos prolixos às suas cartas de dia 11 e 17; impugnando a boa-fé espanhola e justificando a procrastinação portuguesa.
9-Oct-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, informando que estava ainda muito indisposto, mas que confirmava a sua carta de 21 de setembro, e estava informado, por fonte segura, de que a grande expedição de Cádis partiria no dia seguinte.
7-Sep-1776Synopsis of Pombal's latest dispatch of the 16 August.
18-Sep-1776Carta do marquês de Pombal para Robert Walpole, informando estar constipado, pelo que ainda não conseguira responder às suas cartas, mas esperava fazê-lo até ao dia 21.
21-Oct-1776Carta do marquês de Pombal para o marechal de campo do arsenal real proibindo a exportação de pólvora.
3-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Robert Walpole, acusando a receção da sua carta de 27 de agosto sobre o edito contra os rebeldes americanos.
4-Sep-1776Carta do marquês de Pombal a Luís Pinto de Sousa Coutinho, confirmando e dando nota da ampliação dos intentos agressivos de Espanha no Brasil, conforme reportado antes, a 16 de agosto.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 117