Bibliotecas Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 121 to 140 of 799
Issue DateTitleAuthor(s)
12-Jun-1748Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, informando que o conde de Colloredo lhe remetera dois maços de correspondência, nos quais se inclua um dirigido ao cardeal Alexandre Albani e uma carta original do imperador Francisco I ao Papa Bento XIV.
24-Dec-1750Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, informando-o a propósito de notícias que tinham chegado à corte sobre a causa da beatificação de Madre Soror Rosa Maria Serio de Santo António, recomendando ao seu destinatário que dirigisse o assunto com "cautela". Refere-se depois a Madre de S. José, da Vila de Fazano, que tinha uma irmã no convento, a qual tinha contra si um numeroso partido composto por "relligiosas moças, e verdes, que na clausura desejavam conservar vida mais relaxada", que deveria ser bem conhecido, agindo com "recato e cautela" e falando com o postulador da dita causa. Termina enviando uma carta (não incluída neste documento) para ser entregue a Frei Serafino Maria Potenza, carmelita na Transpotina.
22-Jun-1748Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciáio de Portugal em Roma, referindo que, apesar de expirada já a sua comissão em Viena, não deixaria de coadjuvar o núncio apostólico nem de ouvir o que os ministros imperiais lhe quisessem transmitir. Alude ainda à observação do arcebispo de Salzburgo, Andreas Jacob Von Dietrichstein, a respeito das taxas das suas Bulas.
-Despacho de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, dizendo enviar uma carta inclusa (que não se encontra junta a este documento), que deveria ser entregue ao Papa e que tratava da renovação da Bula da Santa Cruzada e esclarecendo que nenhuma cláusula deveria ser acrescentada ao breve de prorrogação.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de diversas cartas, às quais responderia em outra ocasião e dando notícias da boa saúde do rei e da rainha.
14-Aug-1750Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, informando-o que D. José I o nomeou Secretário de Estado da Repartição dos Negócios Estrangeiro e Guerra e enviando as novas credenciais (que não se encontram juntas com o documento), uma vez que as anteriores tinham caducado por altura do falecimento de D. João V.
2-Apr-1749Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, felicitando-o pelo facto de o seu ministério ter sido distinguido por D. João V.
11-Jun-1748Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, participando o que tinha executado relativamente às ordens do Papa Bento XIV, conteúdas na carta de 15 de Maio, para que o mesmo fosse informado daquilo que ele passara com o núncio de Viena, Fabrizio Serbelloni, e com os ministros imperiais, a propósito do cumprimento das mesmas ordens. Refere ainda que debatera com o núncio a questão do breve da elegibilidade e a as taxas que o arcebispo de Salzburgo, Andreas Jacob Von Dietrichstein, duvidava pagar.
19-Jul-1749Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, informando ter já recebido as crecredenciais da corte portuguesa, à qual regressaria em breve, e dizendo que o iria continuar a servir em Lisboa.
18-Dec-1750Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, exigindo ser informado a propósito da suspensão de todas as representações realizadas pelos prelados do reino, referindo-se à beatificação de Soror Rosa Maria Serio de Santo António, do convento de S. José, da vila de Fazano, em Nápoles e comunicando que enviava dois exemplares da nova lei sobre a arrecadação dos quintos das minas do Brasil.
24-Dec-1750Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, remetendo uma representação dos oficiais da igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, datada de 02.09.1750, sobre as formalidades a seguir por ocasião das exéquias de D. João V e esclarecendo o diplomata que se deveria seguir o exemplo das exéquias de D. Pedro II ou, em alternativa, as de Filipe V, rei de Espanha, que haviam sido mais faustosa, sendo aconselhável que consultasse o padre António Cabral, com larga experiência e que daria os meios necessários para as despesas.
12-Mar-1748Carta "confidencial e secretissimoa" de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, respondendo a missiva do mesmo e referindo, entre outros assuntos, a negociação do breve de elegibilidade; as dificuldades provocadas por monsenhor Rotta, autor de uma dedução que, em seu entender, prejudicaria enormemente as negociações se fossem discutidas na dieta do império; as calúnias de que era alvo "no decimo ano" do seu "ministerio"; a nomeação, pela imperatriz, do auditor Mellini para o "chapeu da coroa da Hungria"; e ainda certas pretensões do marquês Patrizi e da duquesa de Monteleone Pignatelli.
12-Mar-1748Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, a propósito da execução por ele dada na Corte (de Viena?) às ordens do Papa no que se referia ao diferendo entre Viena e Roma, bem como à mediação exercida pelo rei de Portugal.
27-Mar-1748Carta "secretissima" de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se a umas relações do cardeal Alexandre Albani e ao procedimento do imperador e da imperatriz austríacos a esse respeito.
17-Jan-1748Versão de Carvalho e Melo de uma proposta que lhe fora enviada pelo núncio de Viena em 16.01.1748 sobre o breve da eligibilidade. Esta versão foi enviada por Carvalho e Melo ao mesmo núncio, em carta de 17.01.1748.
15-Jan-1748Carta de Carvalho e Melo ao núncio sobre aspetos a alterar na memória redigida relativa ao breve da eligibilidade.
17-Jan-1748Carta de Carvalho e Melo para o núncio de Viena sobre assuntos relativos às negociações de que Carvalho e Melo está encarregado. Envia uma versão da sua autoria da proposta que o núncio lhe remetera em 16.01.1748.
21-Jan-1748Carta (bilhete) de Carvalho e Melo dirigido ao conde de Colloredo, pedindo-lhe, por estar impedido de os levar, para que fossem buscar os papéis que tinha para lhe entregar.
18-Jan-1748Carta de Carvalho e Melo para o núncio de Viena sobre questões tratadas com o mesmo núncio na reunião que ocorrera no dia anterior.
1-Feb-1748Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, informando ter dito ao núncio que iria informar o seu correspondente da execução que tinha dado às ordens do Papa. Entretantio, com o agravamento da sua moléstia, ficou impedido de participar a Sampaio notícias sobre a negociação que era o objecto das suas diligências e sublinha que, antes de dar algum passo, o seu correspondente deveria ver a sua informação.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 121 to 140 of 799