Bibliotecas Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 101 to 120 of 799
Issue DateTitleAuthor(s)
7-Feb-1752Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se à causa matrimonial de Luís Francisco de Assis Sanches Faria de Baena com D. Violante Josefa de Almada, filha de D. Lourenço de Almada.
15-Nov-1753Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, comunicando que D. José I ordena que faça as diligências necessárias para que o Papa conceda ao arcediago Luís António Verney, morador em Roma, até um conto de reis ano em pensões impostas nos benefícios.
18-Mar-1752Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção da bula para a comissão da causa que pende entre o Principal Azevedo e os herdeiros de António Amaral Sarmento e referindo-se a um músico e a um caso sucedido com o cocheiro de António Freire de Andrade Encerrabodes na Ópera de Roma.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, a propósito de dois assuntos que se encontravam pendentes na cúria. O primeiro era o casamento de Luís Francisco de Assis Sanches Faria de Baena com D. Violante, filha de D. Lourenço de Almada, o qual já tinha sido contraído em Espanha, desobedecendo às ordens de D. João V, pelo que Carvalho e Melo pede ao seu correspondente que solicitasse ao Papa a nulidade do casamento. O segundo assunto era a renúncia que o cónego da sé de Braga, Baltasar de Amorim e Sousa, fez em seu sobrinho, Francisco de Sousa de Amorim, reitor de S. Pedro de Seixas.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, informando que D. José I sofreu um acidente de caça, tendo sido atingido por um grão de chumbo num olho, tendo posteriormente sido sujeito a sangrias para evitar eventuais inflamações.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, informando que tinha já participado a D. José I o que seu correspondente fizera na questão da representação do Colégio dos Principais e da divisão dos distritos de Tonquim e Cochinchina. Ordena-lhe que ajuste os valores cobrados pelo músico Joaquino Conti, dito Giziello, "porque já se sabe que o dito musico não hade querer vir para este reino sem que se lhe faça conveniencia" e sublinha que o mesmo devia ser esclarecido que vinha ao serviço do rei, para que depois não pedisse o cargo de cantor da Patriarcal ou da Real Câmara.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, a propósito da beatificação da madre soror Rosa Maria Serio, referindo-se a um memorial, de autoria do advogado Miguel Ângelo Inico (que não se encontra incluído neste documento). Aconselha seu correspondente a solicitar ao Papa que ouvisse, secretamente, monsenhor Assemani, perfeito da Biblioteca do Vaticano, por existirem poderosos opositores a esta causa, pertencentes à Ordem de Malta, que pretendiam impugnar a beatificação. Termina dizendo que D. José I estava inclinado a nomear o referido advogado como "procurador das causas" daquela corte, como salvo-conduto contra aqueles que o perseguiam.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se à necessidade de contratar o cantor Joaquim Conti Giziello para a Corte portuguesa.
-Anexo ao documento Biblioteca da Ajuda, 51-XIII-24 (66), contendo a lista das religiosas que querem sair da clausura para irem a banhos.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, sobre a contratação de um músico nas condições que indica; recomendando o indulto a D. Maria de Melo, religiosa de Odivelas a fim de sair da claúsura para ir a banhos nas Caldas; e remetendo documentos solicitados.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se à contratação de dois músicos, recomendando a vinda para a corte portuguesa do cantor Joaquim Conti Giziello e pedindo ainda para se enviar com brevidade a bula da cruzada a fim de se poder estampar.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se à contratação do cantor Joaquim Conti Giziello e pedindo para se avisar o cardeal Alexandre Albani que em breve receberá a resposta ao requerimento de João Pedro Barnabo.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de duas missivas e referindo-se à oposição movida em Paris quanto à nomeação do padre Frei António da Purificação e Noronha. Comenta os elevados valores cobrados pelo músico Joaquim Conti Giziello, relacionando esse facto com "a raridade que hoje há de cantores de classe", mas indica ao seu correspondente que se ajuste com o músico, por se tratar de uma despesa que era do "gosto" de D. José I. Entre outros assuntos tratados no mesmo documento encontram-se o recurso feito ao Papa por um religioso de S. Bernardo, o pedido de Frei Manuel de Nossa Senhora dos Mártires, arrábido, que queria mudar para outra ordem, e ainda as pretensões de diversas religiosas para saírem da clausura e irem a banhos. Inclui a lista das religiosas (Biblioteca da Ajuda, 51-XIII-24 (66 a).
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se à causa matrimonial de Luís Francisco de Assis Sanches Faria de Baena com D. Violante Josefa de Almada, filha de D. Lourenço de Almada, aos bispados da China e à causa da madre soror Rosa Maria Seria.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, dizendo ter recebido duas cartas suas, as quais levara à presença do rei. Em seguida refere-se ao assunto da "beatificação", aconselhando o seu interlocutor a ver as provas a favor e contra a mesma causa. Refere que o rei aprovou a diligência com a qual Encerrabodes tinha suspendido a congregação relativa à divisão dos distritos de Tonquim e Cochimchina. Termina informando da concórdia que estava prestes a ser alcançada entre o cardeal patriarca e o provincial dos franciscanos.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, para este obter do Papa um breve autorizando soror Maria da Graça, religiosa do mosteiro da Anunciada de Lisboa, a sair da clausura e recuperar a saúde em casa de sua mãe, D. Maria Antónia de S. Boaventura e Meneses, mulher de Rodrigo de Sousa Coutinho.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de várias missivas e informando sobre a vontade de D. José I em proteger o arcediago Luís António Verney, assistente na cúria romana, para que ali pudesse obter algum benefício que lhe fosse útil entre os que se encontrassem vagos no reino.
-Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de uma missiva em que dava conta da prorrogação da Bula da Cruzada e referindo ainda não se encontrar em condições de acrescentar mais dados sobre a negociação dos bispados de Tonquim e Cochimchina.
14-May-1749Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, acusando a recepção dos três exemplares do motu proprio Oração Consistorial e do passaporte, acrescentando que aguardava as ordens de D. João V.
5-Jun-1748Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de carta datada de 25 de maio e dos maços que a acompanhava, acrescentando que os tinha feito entregar aos respectivos destinatários.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 101 to 120 of 799