Bibliotecas Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 161 to 180 of 799
Issue DateTitleAuthor(s)
11-Jan-1748Carta de Carvalho e Melo ao núncio de Viena, pedindo-lhe para ler e aprovar a minuta da resposta que pretende apresentar conde de Colloredo sobre aspetos particulares do breve da eligibilidade.
12-Mar-1747"Reversalles pour la nomination de la Couronne d'Hongrie du coté du Saint Siège dans les cas que la dite couronne sera separé de celle de l'Empire: et du coté de Sa Majesté l'Imperatrice Reine d'Hongrie et de Boheme dans les cas que la même Couronne sera reunie avec la Couronne Imperialle." Carvalho e Melo foi nomeado pelo rei de Portugal, em 18.10.1746, para negociar, concluir, assinar os Tratados ou Convenções que são objecto da mediação do rei de Portugal na Corte de Viena; na sequência desta nomeação, em 10.02.1747, a Rainha da Hungria e Boémia legitimou-o como mediador junto da corte de Roma para a questão da Nomina; é neste sentido que Carvalho e Melo apresenta esta "carta reversal".
11-Feb-1747Carta, em francês, de Carvalho e Melo ao núncio em Viena, informando previamente que a rainha da Hungria o legitimou como mediador junto da corte de Roma para a questão da Nomina. Neste sentido, refere-se a este assunto, assim como ao sequestro do cardeal Valenti.
11-Feb-1747Carta particular e confidencial de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal, expondo as causas principais dos dissabores entre o Papa e o imperador Francisco I.
13-Mar-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, aludindo às doenças que tem padecido e aos passos que tem dado e que culminaram, em 12.03.1747, na redação das "reversais" (ou carta reversal, proposta, promessa de acordo) que trocou entre o Núncio e o conde de Welfeld sobre a questão da nomina. Envia cópia desta carta reversal.
5-Apr-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, acusando a recepção da carta de 26.03.1747, dizendo esperar as melhoras de D. João V e manifestando contentamento com a boa receção do Papa face à questão da nómina da coroa da Hungria e referindo que o núncio recebeu os papéis que Sampaio lhe mandara e irá comunicar o que se ordena a respeito do remetente.
5-Feb-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, com assuntos particulares, mas referindo ainda os cinco pontos das negociações propostos por Portugal e esclarecendo que, por equívoco, o múncio deu informações erradas ao secretário de Estado de Portugal acerca do do que o conde de Welfeld lhe tinha dito a ele próprio
13-Jun-1747Carta de Carvalho e Melo ao conde de Weldfeld sobre a questão da mediação entre a rainha da Hungria e o papa na questão da nomina.
1-Apr-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, acusando a recepção da carta de 18.03.1747, com os papéis sobre a posição de Portugal relativa à questão do breve da elegibilidade e pedindo instruções sobre como atuar relativamente a este assunto.
27-Aug-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, comentando dois pontos das ordens do Papa que lhe foram enviadas e referindo procedimentos a ter relativamente à entrega da carta que se encontra na posse do cardeal Alexandre Albani.
22-Apr-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, indicando ter recebido da parte do núncio de Viena cópias da dedução enviadas pelo seu correspondente, assim como de uma coleção de documentos que as acompanhavam, mostrando ter sabido que tais papéis tinham sido previamente apresentados ao conde de Colloredo, vice chanceler do Império e também a monsieur Megazzi e comentando que não deveria sair "dos estreitos limites" da sua "delicadissima comissão", razão pela qual iria aguardar para ouvir o que o conde de Colloredo lhe iria dizer.
31-May-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, sobre o levantamento do sequestro dos benefícios do cardeal Valenti e sobre o breve da elegibilidade.
28-Aug-1747Carta de Carvalho e Melo ao comendador Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, comentando as informações transmitidas pelo conde de Colleredo a respeito das diligências tomadas no sentido de se obter um breve da elegibilidade para o cardeal bispo de Liége e aludindo a outras questões relacionadas com o conflito diplomático em curso.
28-Aug-1747Carta particular de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, sobre o estado da negociação e sobre as dificuldades sentidas com a questão do breve da elegibilidade, aludindo ainda a questões específicas relacionadas com o Papa e com os eleitores de Mogúncia, Trevires e Colónia.
14-Jun-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, referindo, sem grandes pormenores, ter recebido a informação das instruções dadas pelo secretário de estado pontifício e aludindo a questões relacionadas ao eleitor da Mogíncia e ao breve da elegibilidade.
15-Nov-1745Carta de Carvalho e Melo, enviada de Viena, a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, informando que, quando estava para sair de Frankfurt, recebeu várias cartas do seu correspondente. Refere não ter podido abrir as conferências em que se devia ter tratado da reconciliação entre as cortes de Roma e de Viena uma vez que não recebera de D. João V ordem para tal, acrescentando que esta informação também fora transmitida ao auditor do cardeal Paolucci e, a seu pedido, traduzida para francês. Lastima ainda a notícia dada por Sampaio a existência em Roma de dois partidos, um espanhol e outro austríaco e reflete sobre um eventual corte de relações entre a corte do Papa e a de Portugal.
23-Jul-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, esclarecendo uma dúvida a respeito dos meios propostos pelo seu correspondente para a resolução da questão entre as cortes de Roma e de Viena e referindo-se ainda à nomina da Coroa da Hungria como meio para a reconciliação.
15-Oct-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de carta em que lhe são pedidas informações sobre a conferência com o núncio, informando que as ocupações do mesmo e a doença dele próprio o impediram de levar a cabo a referida conferência.
28-Aug-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de carta particular, agradecendo a informação sobre tarifa dos correios e referindo-se à preparação da partida da rainha da Hungria e Boémia para Franckfurt e à guerra com a Prússia.
13-Sep-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, esclarendo que, em conferência com o auditor de nunciatura em Viena, em novembro de 1745, afirmou querer servir o Papa com tudo o que pudesse, mesmo depois de ter sido despedido das funções de mediador e atuar somente como ministro de Portugal e recordando que, sem instruções específicas, não pode tomar parte da conferência em torno da questão que opõe Roma a Viena.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 161 to 180 of 799