Bibliotecas Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 181 to 200 of 799
Issue DateTitleAuthor(s)
7-Oct-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, referindo que, desde que chegou a Franckfurt, tem estado muito ocupado e por essa razão não tem dado notícias. Informa sobre os acontecimentos em torno da eleição do imperador, sobre a guerra entre a Áustria e a Prússia e acrescenta que não tem notícias recentes a respeito da invasão da Escócia, prometendo dar mais notícias quando regressar a Viena.
25-May-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se ao estado da mediação de que foi encarregado. Acrescenta que, não tendo recebido qualquer resposta aos seus pedidos de instruções, se acha impossibilitado de tomar qualquer posição na referida negociação.
15-Oct-1746Carta, em francês, de Carvalho e Melo enviada de Viena ao núncio na mesma cidade, sobre a negociação do tratado relativo à nomeação da Coroa da Hungria. Em francês.
22-Nov-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, referindo que as instruções do Papa já lhe tinham sido comunicadas pelo núncio, fazendo observações sobre dois pontos dessas mesmas instruções e salientando que, embora a função de mediador tenha sido suspensa, está disposto a participar na solução do problema entre as cortes de Roma e de Viena.
11-Jan-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, explicando a razão por que ainda não respondeu à carta de 18.12.1746, indicando que brevemente o informará com toda a exatidão do sistema da mediação e pedindo para suspender "todo o discurso relativo" a este assunto até receber a informação completa do que se passa.
5-Sep-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, referindo que esteve doente, fazendo algumas observações sobre Manuel Teles da Silva, conde de Tarouca, e informando que vai acompanhar a rainha da Hungria e Boémia, tal como outros ministros de outras nações, na sua ida a Franckfurt. Dá, finalmente, notícias sobre outros assuntos, tais como a Inglaterra e a guerra com a Prússia.
1-Feb-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, a propósito de cinco pontos, segundo os quais, se regeria a mediação do rei português, sobre a questão entre o Papa e o Imperador. Três desses pontos, considera como preliminares. Os dois restantes poderiam ser negociados mais tarde. O primeiro ponto determinava que seria o Papa a nomear a coroa da Húngria na pessoa do Auditor Mellini, apesar das dificuldades que se levantavam e que expõe. O segundo ponto consistia na ordem que a rainha da Húngria tinha dado para que se levantasse o sequestro das abadias pertencentes ao cardeal Valente, em Milão. O terceiro ponto dizia respeito à reparação que a corte do Papa pedia à de Viena, pela contribuição que as tropas austríacas tinham exigido das terras das princesas de Modena, na legação de Ferrara. O quarto ponto relacionava-se com a proposição de um subsídio eclesiástico para que, com uma parte dele, se pagassem as dívidas que o estado eclesiástico tinha para com a corte de Viena. O quinto e último ponto determinava que o Papa concedesse à imperatriz o direito de nomeação dos benifícios do estado de Milão, ficando o Papa com uma quantia proveniente de algumas pensões. Termina referindo ter fundadas esperanças no bom resultado do plano em que assentavam estes pontos.
11-Jan-1747Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, a propósito da última negociação, da qual tinha sido encarregado pelo Papa, relacionada com o facto de a corte de Viena não pedir duas nomeações, caso as coroas do Império e da Hungria ficassem sobre a mesma cabeça e referindo ser seu desejo a paz entre o Papa e o imperador, terminando com uma alusão a queixas a propósito da bula das primeiras preces, considerando tratar-se de um mal-entendido.
30-Nov-1745Carta de Carvalho e Melo, enviada de Viena, a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé. Refere ter recebido várias cartas, entre elas uma do padre Carbone. Faz várias reflexões a propósito das participações feitas ao papa pelo imperador e pelo eleitor de Mogúncia depois da eleição de Frankfurt. Discorre sobre o rompimento de relações entre os imperadores e o papa, mostrando descrença nos esforços realizados por Sampaio para reverter essa situação. Comenta os esforços inglórios de mediação de D. João V e da ordem que recebera no sentido de se afastar deste assunto sem abrir as conferências. Responde ainda a duas cartas de Sampaio, uma tratando da promoção de monsenhor Mellini como princípio para a negociação de mediação. Discorre extensamente a propósito dos equívocos que se geraram a propósito da má interpretação da sua atividade em Viena e pede ao seu correspondente que desfaça esse engano, nomeadamente junto do papa.
16-Jul-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, aludindo ao facto de ter estado doente e a explicando a sua inação por ainda não ter recebido instruções de D. João V.
15-Sep-1746Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, regozijando-se com a notícia do nascimento da infanta D. Maria Francisca Benedita, filha do príncipe herdeiro, D. José, e comunicando que enviou ofício para Lisboa e uma carta para João Baptista Carbone, pedindo o envio das instruções relativamente à questão que opõe Roma a Viena. Informa, finalmente, os termos em que comunicou ao núncio em Viena as ordens do rei.
14-Sep-1746Carta secretíssima de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, expondo as razões que obstam à concretização dos dois fins da conferência em torno da questão que opõe Roma a Viena.
24-Jul-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, expondo as razões por que suspendeu a negociação relativa à questão entre Roma e Viena até receber instruções de Portugal e refletindo sobre o facto de tanto o papa como a rainha da Hungria e Boémia não aceitarem Portugal como árbitro mas apenas como mediador.
24-Jul-1744Cópia de despachos relativos à questão entre o Papa e a Corte de Viena de que era mediador o rei de Portugal
14-Aug-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, criticando a posição e a atitude de Manuel Teles da Silva na questão entre Roma e Viena e referindo-se à eleição do imperador, à guerra na Boémia, ao exército na Flandres e a outros assuntos.
14-Jul-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, com notícias da sua chegada a Viena, aludindo aos atrasos que sofrera em Inglaterra e sublinhando as disposições para o restabelecimento das boas relações entre a Santa Sé e a rainha da Hungria e Boémia e da vontade que para isso manifesta o rei de Portugal.
4-Jul-1745Carta de autor e destinatário não identificados. A carta começou a ser escrita em 04 de Julho, em Paris, e foi terminada em 9 de Julho, em Viena, onde o autor acabara de chegar. O destinatário é tratado como "Eccellenza". Fala da questão de Viena e do longo discurso proferido pelo núncio e do comendador Sampaio.
25-Jul-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, informando-o que, após a união dos condes de "Traun e Bathiani", o exército do Príncipe de Conti, Luís Francisco de Bourbon, abandorara o campo de Aschaffenbourg e tinha já atravessado o Reno. Refera a realização da dieta de Francfourt para eleição do imperador e das dificuldades em que se encontrava o exército prussiano na Boémia. Termina pedindo ao seu correspondente a tarifa da paga dos expressos, para que se pudesse "governar".
28-Aug-1745Carta de Carvalho e Melo a Manuel Pereira de Sampaio, ministro plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, começando por lamentar que a doença o tenha impedido de escrever e referindo depois o encontro que teve com o núncio, acrescentando que suspendeu todas as diligências, uma vez que espera ordens de D. João V.
1769Carta de Lei sobre a Lei Testamentária, por forma a interpretar, corrigir e ampliar a Lei Testamentaria de 25 de junho de 1766, que tinha originado opiniões contraditórias, entre os juízes, na sua interpretação.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 181 to 200 of 799