Bibliotecas Collection home page

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 61 to 80 of 799
Issue DateTitleAuthor(s)
5-Oct-1765Ofício do conde de Oeiras ao ministro provincial dos religiosos menores observantes da província de Portugal, com instrução para a abadessa do mosteiro de Santa Clara do Porto receber como educanda D. Isabel Joaquina de Almeida, com despesas à sua custa.
1759Memória de Carvalho e Melo apresentada a D. José I, "sendo huma historia dos seus diversos ministérios até a horrorosa epoca de 3 de Setembro de 1758. Papel copiado dos arquivos da sua família e de toda a autenticidade".
2-Apr-1756Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, para este obter do Papa um Breve relativo ao coro da antiga sé de Lisboa oriental, hoje Basílica de Santa Maria.
17-Jul-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, para que este obtenha do papa um breve trienal para vigorar em lugar do breve anual que o papa concedera aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, ou um breve bienal para vigorar a partir do momento em que o breve anual expirar, de modo a dar continuidade à questão da reforma de Frei Gaspar da Encarnação.
6-Aug-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, enviando instruções sobre o impresso que publicou João Moutinho e dando algumas informações sobre o mesmo; referindo que os processos sobre nomeação de prelados para os bispados ultrmarinos que estão vagos serão tratados em breve; e dando notícias do estado de saúde dos reis e das melhoras das infantas das bexigas cristalinas que as incomodaram.
14-Jul-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, para que este apoie José de Jesus, natural de Goa, assistente há anos na Corte de Lisboa, que vai passar para a Cúria Romana no seguimento de uma pretensão que tem com o Papa.
26-Aug-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, enviando instruções acerca da nómina do rei de Portugal relativamente à próxima promoção de cardeais.
10-Jul-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, referindo-se ao documento impresso por João Moutinho, que pretende "ensinar aos portugueses a religião e a política" e remetendo cópias das cartas que o mesmo enviou ao rei e a ele próprio em 04.06.1755.
2-Sep-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, para este apoiar no que for necessário o seu primo Francisco de Almada de Mendonça, que se acha há anos na Cúria de Roma.
6-Aug-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, para que este solicite ao Papa o provimento de Jerónimo de Távora no primeiro benefício com rendimento anual superior a dois mil cruzados que vagar na Cúria de Roma.
18-Mar-1755Carta de Carvalho e Melo a seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador e capitão geral do Pará - classificada como "secretíssima carta familiar" - com instruções sobre os hóspedes que irá receber com a chegada da frota e referindo o bispo do Maranhão, Frei António de S. José, o coronel de regimento António Carlos Pereira de Sousa, João Egas de Bulhões (irmão do bispo), Manuel Cipriano da Silva Lobo, ouvidor do Piauí e Diogo da Costa Silva, ouvidor do Maranhão.
20-Mar-1755Carta de Carvalho e Melo ao bispo do Pará, D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa, agradecendo as cartas que este lhe enviou e que foram apresentadas ao rei; por ordem régia, envia ao mesmo bispo as cartas e ordens dirigidas ao governador do estado do Pará. Sem ser muito explícito, refere-se ao breve de que necessita o oratório das casas do governo; à indemnização pelos provimentos perdidos num naufrágio; à carta que Paulo de Carvalho escrevera a António Rebelo de Andrade sobre esta indemnização; ao modo de, nas Juntas das Missões, se evitar conflitos entre prelados diocesanos e futuros governadores; ao requerimento sobre as obras com o palácio episcopal, ao qual ainda não se podia prover, devido às muitas despesas do rei com outros assuntos daquele Estado.
21-Mar-1755Carta de Carvalho e Melo ao bispo do Pará, D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa, com instruções para que as providências dadas pelo rei «sejam guardadas em segredo inviolável», enquanto a frota aí permanecer e «que ao tempo da sua partida se executem as que são respectivas aos exterminados e que as outras se vão depois executando gradual e progressivamente conforme as conjunturas o forem indicando».
14-Apr-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de várias missivas, referindo a urgência no tratamento da questão da fundação dos religiosos de S. Camilo e informando sobre o estado de saúde dos reis.
7-Apr-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de várias missivas e informando do bom estado de saúde dos reis.
14-Apr-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de várias missivas e informando da boa saúde da família real.
8-Jul-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, informando que D. José I ordenou que, dado que as missões do Reino de Angola e da ilha de São Tomé, concedidas aos capuchinhos italianos, se acham destituídas de missionários, se peça que o geral da mesma ordem envie, com a brevidade possível, missionários para os referidos territórios.
3-Jun-1755Carta Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, acusando a receção de três ofícios e informando que posteriormente se pronunciará sobre o significado das cartas dos cardeal Chigi.
8-Feb-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé, para que este solicite ao Papa um breve de prorrogação de mais um ano do havia sido concedido pelo pontífice ao reitor da Universidade, D. Francisco da Anunciação, e a Frei Veríssimo da Anunciação, para concluirem a reforma da Congregação dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
8-Feb-1755Carta de Carvalho e Melo a António Freire de Andrade Encerrabodes, ministro de Portugal junto da Santa Sé. Embora pouco explícito, refere-se, entre outros assuntos, a uma carta que tinha sido enviada a António Freire de Andrade Encerrabodes pelo cardeal secretário de Estado; a uma carta que Carvalho e Melo escrevera ao Arcebispo de Petra, à informação recebida da parte do ministro plenipitenciário do rei da Sardenha sobre as conversações, havidas em Haia, entre Martinho de Melo e Castro e um ministro da Sardenha, ao acordo entre a corte de Nápoles e a Ordem de S. João de Jerusalém.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 61 to 80 of 799