Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47419
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dc.contributor.authorOliveira, Ortenio
dc.contributor.authorMill, Daniel
dc.date.accessioned2019-10-02T15:46:21Z
dc.date.accessioned2020-08-28T16:13:25Z-
dc.date.available2019-10-02T15:46:21Z
dc.date.available2020-08-28T16:13:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-26-1772-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1771-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47419-
dc.description.abstractIn times of digital culture, in which discussions such as active methodologies gain strength, robotics emerges as a potential strategy to meet the demands of the educational field. Marked by a strong discourse for its potential for innovation and student motivation, pedagogical robotics establishes itself as an active methodology for the learning of diverse curricular contents, in a multi and interdisciplinary way, and for the constitution of more engaged learning environments. In this context, aiming to analyse the construction of knowledge through robotics, the present work presents the identification and observation of two experiments. It was tried to understand the existent ballast between pedagogical experiences involving the robotics and the constructivist theories ( Jean Piaget), sociointeractionist (Lev Vygotsky) and constructionist (Seymour Papert). Pedagogical robotics was presented as: a) methodology for technological education (experience 1), in which we intend to teach concepts inherent to robotics (electronics, programming, logic, etc.); and b) as a way of implementing proposals for pedagogy by projects, as a means of articulating disciplinary and motivation to learn scientific concepts. It was observed that the assembly of the devices, their programming and tests help students to develop psychomotor, cognitive and affective, especially in function of their potential socialization (feeling of belonging, interest, engagement, involvement and collaboration).eng
dc.description.abstractEm tempos de cultura digital, em que ganham forças discussões como as metodologias ativas, a robótica emerge como estratégia potencial para atender às demandas da área educacional. Marcada por um forte discurso pelo seu potencial de inovação e de motivação do estudante, a robótica pedagógica instala-se como metodologia ativa para o aprendizado de diversos conteúdos curriculares, de modo multi e interdisciplinar, e para a constituição de ambientes de aprendizagem mais engajada. Nesse contexto, objetivando analisar a construção do conhecimento por meio da robótica, o presente trabalho apresenta a identificação e observação de duas experiências. Buscou-se compreender o lastro existente entre experiências pedagógicas envolvendo a robótica e as teorias construtivista ( Jean Piaget), sociointeracionista (Lev Vygotsky) e construcionista (Seymour Papert). A robótica pedagógica foi apresentada como: a) metodologia para educação tecnológica (experiência 1), em que busca-se ensinar conceitos inerentes à robótica (eletrônica, programação, lógica, etc.); e b) como forma de implementar propostas de pedagogia por projetos, como meio de articulação disciplinar e motivação para a aprendizagem de conceitos científicos. Observou-se que a montagem dos dispositivos, sua programação e testes auxiliam no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo dos alunos, especialmente em função do seu potencial de socialização (sentimento de pertença, interesse, engajamento, envolvimento e colaboração).por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopen access-
dc.subjectPedagogical Roboticseng
dc.subjectDigital Cultureeng
dc.subjectActive Methodologieseng
dc.subjectRobótica Pedagógicapor
dc.subjectCultura Digitalpor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.titleRobótica pedagógica como meio de engajamento do estudante: algumas aproximaçõespor
dc.title.alternativePedagogical robotics as a means of student engagement: some approacheseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage235-
uc.publication.lastPage256-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1772-5_11-
uc.publication.sectionParte 2 - Tecnologias digitais em contextos educacionais: experiências, propostas e possibilidadespor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno12-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleEducação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura-
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item.fulltextWith Fulltext-
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