Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/89457
Title: | O lugar da consciência cultural crítica na aula de língua (materna ou não materna) | Other Titles: | Critical cultural awareness role in language teaching | Authors: | Fernandes, Anabela dos Santos | Keywords: | critical cultural awareness;plural and interdisciplinary didactics;language teaching training;native language;additional language;consciência cultural crítica;didática plural e interdisciplinar;formação de professores de língua;língua materna;língua não materna | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | This article attempts to highlight some contributions of several scientific
areas regarding a plural and interdisciplinary didactics approach in language teacher training
(native language and additional language). By analysing studies and guidelines, some
aspects become relevant to a new conception of languages pre-service teacher training,
more specifically, the role of critical cultural awareness. Partindo do discurso e das práticas culturais, o texto procura sublinhar alguns contributos de várias áreas científicas na configuração de uma abordagem plural da Didática das Línguas, tanto no contexto da língua materna como da língua não materna. Entre diversos estudos e documentos orientadores para formação de professores de língua, são descritos alguns aspetos que constituem os pressupostos do trabalho a desenvolver numa conceção nova de formação docente e discente em que se distinga o valor da consciência cultural crítica na capacidade de recriar e interpretar a realidade social. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/89457 | ISBN: | 978-989-26-1701-5 (PDF) 978-989-26-1700-8 |
DOI: | 10.14195/978-989-26-1701-5_18 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_lugar_da_consciencia_cultural_critica.pdf | 680.78 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.